A Academia de Letras da Confederação Valenciana (ALCV), representada por sua presidente Professora Valdice Almeida e acadêmicos, promoveu um grande encontro cultural na noite de 06 de julho do ano em curso. Nesta ocasião foram apresentados os trabalhos de publicação escrita de autoria da professora e escritora Deolinda Maria de Sousa Marques, membro da Academia de Letras da Região de Picos (ALERP), cujas publicações contam com a ilustração do professor e historiador George Barros, famoso chargista valenciano.
Na programação foi feita uma homenagem da ALCV a ALERP pela acadêmica Ana Lúcia Osternes que, com emoção e eficiência, assertivamente evidenciou a importância do momento inédito entre as duas Academias que perseguem os mesmos objetivos de manter viva a arte e torná-la força mobilizadora de um povo que tanto carece de conhecê-la para impulsionar seu crescimento pessoal e coletivo, pois só a educação é capaz realizar este feito. A referida professora, ex-aluna de Deolinda Marques, afirmou seu amor pela arte e também por seu ofício de educadora, e também mencionou o trabalho de Deolinda como parte importante na construção do que hoje a realiza.
Momento de fortes emoções quando a professora Etevalda, membro da ALCV e grande conhecedora das artes e sobretudo das palavras, realizou uma saudação a escritora da noite. Tomando como base da sua fala o poema “FLOR-DE-CEBOLA”, que no seu entendimento o mesmo retrata de forma perfeita uma relação da poetisa com a natureza e com o criador desde seus sonhos de menina.
Seguindo a programação, o escritor e poeta Ozildo Barros apresentou as obras: “O Canção e a Raposa”, “O Gato e a Lagartixa” e “Impressões de Leitura”. Afirmou com muita propriedade a importância dos livros de forma geral e defendeu o poder da leitura. Discorreu de forma poética a importância e a força da palavra como nada mais nada menos do que a originária de tudo inclusive o universo e tudo que nele existe. Explicando, em detalhes, que esta força está em cada um que ama a arte e a leitura, elegendo os livros um grande condutor das transformações.
A apresentação do quadro “Artista da Vez” foi conduzida pelo professor Antônio Jose Mambenga, membro da ALCV, que tão bem realizou o cerimonial.
George Barros, ilustrador dos livros de Deolinda, é um grande artista de Valença que vem se destacando com seus trabalhos em desenhos e charge que comunicam de forma alegre e divertida a realidade histórica e lúdica do cotidiano valenciano. George foi aluno de Antônio José, que apresentou com propriedade o grande chargista.
O Presidente da ALERP, Vilebaldo Rocha também expressou seus agradecimentos pela recepção e o fez da forma que mais gosta recitando um lindo poema.
Foi uma noite muito alegre. Contou com a apresentação de um grupo de dança que apresentou com muita arte o Xaxado Nordestino.
A professora Deolinda Marques sentiu-se muito bem e entre amigos e manifestou seus agradecimentos muito emocionados.