De acordo com Kindou Marques, organizadora do evento, a ideia de construir o museu surgiu da vontade de valorizar a cultura local, sobretudo do homem rural nordestino. Levando em consideração o dinamismo do tempo que pouco a pouco vai destruindo os objetos e junto com eles a memória de um povo. “O museu cumpre um papel de guardião da história e propõe uma relação horizontal com aqueles que o procuram”, disse Kindou.

No museu, a maioria das peças são de acervo particular do senhor Neno Marques (in memoriam), o qual foi homenageado e o museu leva o seu nome: Museu Neno, do Homem Rural Nordestino. Outras peças encontradas no museu foram de doações da comunidade e da família, sendo que algumas  foram confeccionadas por encomenda.

Fonte: Canabrava News
Fotos: Kindou Marques / Ramon Marques