Dia 24 de setembro é um dia muito especial. Nesta data, em 2016, foi criado oficialmente o Museu Neno. Com 9 anos, a “criança” já se encontra crescida e segue firme a cada dia no seu propósito de ser guardião da memória e da cultura do homem rural nordestino.
Este ano (2025) já recebemos vários visitantes ilustres, como o casal de amigos Liberato Pinheiro e Savana Farias (residentes em Cajamar-SP), Francimar e Luísa, filhos da nossa querida Lagoa Grande residentes em São Paulo; os amigos Leonardo Toss (de Porto Alegre – RS) e Joãozinho (residente em Teresina); só para citar alguns.
Comemoramos a Semana Nacional de Museus com uma Roda de São Gonçalo da comunidade Malhada – Bocaina-PI e a presença de muitos apreciadores dessa cultura.
Tivemos também a honra de receber a escola municipal Francisco José de Araújo, da comunidade Morro da Macambira – Picos-PI – público alvo principal do nosso objetivo.
Também fomos notícia em todo o Piauí, pois tivemos a grata satisfação de receber dois cais de televisão – TV CLUBE de Teresina e a TV PICOS, apresentando nosso acervo e divulgando nosso trabalho.
Pelo relevante trabalho prestado à cultura e à História do nosso povo, parabenizamos o Museu Neno por seguir firme no seu objetivo, tendo à frente a sua idealizadora Kindor Marques e vários colaboradores a quem somos muito gratos por toda esta jornada e conquistas.
Viva o Museu Neno! Viva a cultura nordestina!
Bocaina-PI, 23 de setembro de 2025.
Deolinda Marques:
Algumas visitas:
Reportagens
Escola
São Gonçalo: