O  prefeito do município  Pe. Marcos, senhor Valdinar Silva e parte da sua equipe de governo, especialmente os que fazem a educação e cultura naquele município, na tarde de sábado dia 28 de setembro visitaram o Museu Neno com o intuito de valorizar  essa iniciativa e ao mesmo tempo pesquisar a experiência de implantação de um projeto semelhante ao deste Museu. Por pretender fazer um trabalho de valorização e resgate  da história do município de Padre Marcos. Esse resgate, segundo o prefeito, vai ajudar a manter viva a história e a cultura de um povo e que esse feito será  de grande importância para o estado do Piauí, pois ele entende que a história de cada município é que vai construir a macro história dos  piauienses. Valdinar acredita também que a história de um povo é a sua cultura e que  não conhecendo o passado não se vive o presente, nem se constrói o futuro.
Foi uma tarde enriquecedora de troca de conhecimentos e, para os que fazem o Museu Neno, foi um grande prazer conhecer um prefeito jovem e historiador lutando por a permanência da cultura e que busca que a história seja resgatada e guardada de forma coletiva. O Museu Neno acredita que a comunidade de Pe. Marcos esteja sendo contemplada com um trabalho inédito e deverá aproveitar ao máximo para seu engrandecimento. Que haja um compromisso pela população dessa cidade em contribuir com o que lhe é possível neste projeto de guardiã da cultura local.
No todo, essa visita foi uma forma de levar o grupo do Neno a refletir sobre o impacto que já causa e a responsabilidade de continuar atuante e na busca de parcerias para que o trabalho não pare, pois o Museu Neno é apenas uma pequena demonstração de o que representa a história de Bocaina que está se diluindo com o passar do tempo por falta de seu resgate, configurando-se em prejuízo enorme para o município, para o estado e, por que não, para o Brasil.

Comentários no Facebook

Comente

Please enter your comment!