Aqui na nossa terra só é inverno quando chove. Porém, nem todo ano temos este privilégio. A cada ano que se inicia vem sempre o desejo de um bom inverno e que a terra possa dar a fartura em sua plenitude. Era de praxe os mais velhos fazerem suas previsões e comentar com amigos e vizinhos, principalmente olhando a barra do amanhecer do dia 08 de dezembro, dia muito especial pra os bocainenses por ser a festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira amada por todos por sua bondade com cada filho que a ela recorre e pela cultura tradicional de 265 anos daquela ocorrência festiva que movimenta todo município. Contudo nem sempre é positiva a previsão, e a natureza sofre a cada ano de escassez de chuvas. São tantas agruras que só o nordestino conhece o quanto dói e como é árdua a sua luta pra sobreviver….

Este ano de 2020 a natureza demostra agradecida as abundantes chuvas recebidas, que faz com que ela brote e se renove a cada dia em uma transformação milagrosa e linda de se ver.

A Lagoa Grande foi muito abençoada com 105 ml de chuvas em janeiro e 212 ml em fevereiro. Um bom volume que de forma bem distribuída tem feito a diferença nesta localidade e vizinhança.

Monitoramento conduzido pelo morador JOAQUIM MARQUES NETO, sócio do Museu Neno, pedagogo e poeta que dedica boa parte do seu tempo a cuidar da terra e da criação.

O Museu Neno foi sonho;

Hoje é realidade.

Tem muitas limitações

Que geram fragilidade.

Mas veio resgatar a memória

Pra manter viva a história

Dos que hoje são saudade.

(Autor: Joaquim Marques Neto – Negão de Zé Marques)

Comentários no Facebook

1 COMENTÁRIO

1. Só mesmo uma família liderada por uma figura de olhar tão sensível como KINDÔ, poderia ter a criatividade suficiente para presentear o Piauí,o Brasil e o mundo com algo tão admirável e raro. Parabéns Kindô. Parabéns família Marques. O Museo Neno. E uma grande realidade.

Comente

Please enter your comment!