No dia 08 de março do corrente ano, os alunos da Escola Municipal Urbano Leal, turmas do 8º e 9º anos, sob a orientação da professora Nelita Marques, realizaram um belíssimo Projeto em Homenagem às Mulheres Bocainenses.

Esta homenagem concretizou-se na disciplina de Arte e obteve total apoio da coordenadora da escola, Maria Lucineide, da diretora Daiane Barros e da Secretaria de Educação, na pessoa de Fátima Sá.

O objetivo principal deste projeto foi resgatar a história biográfica e participativa de mulheres bocainenses que tiveram ou têm parte da vida e do tempo dedicados (dentro de cada área de atuação) à sociedade e ao povo de Bocaina.

Registrar a biografia, bem como enfatizar os serviços prestados por essas mulheres, gerando um pequeno acervo material, foi a principal preocupação deste projeto. Porém não menos importante e bela foi a “Solenidade de Homenagem”  realizada naquela manhã de 08 de março, no Auditório Vereador José Marques de Sousa, da Câmara Municipal de Bocaina, na qual foi entregue um certificado de “Grande Mulheres Bocainenses” àquelas que lá se encontravam presentes e a algum familiar represente das já falecidas (Homenagem Póstuma). Em seguida foi cantado parabéns e servido um coquetel, como reconhecimento ao mérito destas mulheres que tanto fizeram e fazem pelo nosso povo e pelo município.

Grandes professoras e educadoras, como: Dona Eva, Maria Ramiro, Enói, Hercília, Marizete, Socorro, Luísa de Rosa, Vicença, não podem ser esquecidas. Mulheres como Maria de Zé Pedro, Sinhá, Mãe Chiquinha de Salvino, que tanto cuidaram da saúde de nossa gente por meio da medicina popular, bem como rezadeiras e benzedeiras. Lembrou-se de Rosinha João Santo, Bicí, Dona de Zé Ana, entre tantas.

Foram homenageadas mulheres escritoras e poetisas (Deolinda Marques e Maria Luíza), líderes sindicais (Edna Regina e Edna Moura), parteiras (Maria de Tico), cantora (Sirleide Carvalho), política (Sandra Regina e as demais), diretora (Daiane Barros), farmacêutica (Jovita), resgate do Drama (Maria de Chico Velho da Barra), líderes e dirigentes da Igreja (Do Carmo, Maria de Neto, Adélia, Jurací, Rosa Delmira, Cândida) , Secretárias de Assistência Social e  de Educação (Toinha de Abdias e Fátima Sá).

Não se pode deixar de mencionar o nome da Diretora do Museu Neno (Kindow Marques), como a primeira mulher bocainense com a iniciativa de criar e manter o primeiro Museu de Bocaina – PI.

Viva às mulheres bocainenses!

 

 

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

Comente

Please enter your comment!
Please enter your name here