O grupo que integra o Museu Neno cumpriu com louvor a programação que objetivou levar parte do acervo do Museu às escolas e logradouros culturais em Bocaina e em outros municípios da microrregião de Picos, tais como São Luis do Piauí e Vila Nova. A presença do Museu nestas localidades, assim como as discussões nas mesas  redondas, rendeu uma troca de experiência e um ampliação do conhecimento tanto da nossa cultura rural nordestina, como da importância do tema da 17ª Semana dos Museus que busca sobretudo uma forma de responsabilizar a sociedade sobre o pertencimento na manutenção do futuro das tradições e na manutenção dos Museus como um núcleo cultural deste futuro.

MESAS REDONDAS SOBRE MUSEUS E APRESENTAÇÃO CULTURAL ABREM A 10ª SEMANA DO BEBÊ EM VILA NOVA DO PIAUÍ:

Através da Secretaria Municipal de Cultura aconteceu a visita  itinerante do Museu Neno e a realização de mesas redondas que trataram sobre a “Importância dos museus para o futuro das tradições” e “ Infância sem racismo e o papel da escola”.

Na abertura do evento, a composição da mesa de honra foi formada pelo prefeito municipal, Edilson Brito; a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina; o enfermeiro Dayro Coutinho; a secretária de Educação e representante da Comissão Intersetorial do Selo Unicef, Antônia Maria; a articuladora do Selo Unicef em Vila Nova, Marli Veloso; a mobilizadora do NUCA – Taynara Oliveira; representantes do NUCA, José Borges e Simone Alves; o presidente do CMDCA, Jhônatas Luz; a professora e escritora, membro da ALERP e cofundadora do Museu Neno, Deolinda Marques; a idealizadora do Museu Neno, Kindou Marques e a professora Maria Cândida.

O evento contou com a presença de um público seleto que fez do evento um momento de mergulhos na Cultura, de modo especial a do Homem rural nordestino através das intervenções assertivas dos organizadores e do público convidado.

A direção do Museu Neno agradece o empenho de todos, em especial a professora Marli Veloso, o prefeito municipal Edilson Brito e a primeira-dama Ana Carolina, que não mediram esforços, mobilizando sua equipe de governo para que o evento fosse um sucesso. Veja as fotos:

UNIDADE ESCOLAR ESTELA NUNES PARTICIPA DA 17ª SEMANA DOS MUSEUS:

Na noite da segunda-feira, dia 13 de maio, a Unidade Escolar Estela Nunes, em Bocaina – PI, recebeu parte do acervo de peças do Museu Neno do Homem Rural Nordestino. A exposição é parte da programação da 17ª Semana Nacional dos Museus.

Os estudantes puderam ver algumas peças históricas que eram usadas pelo homem do campo.

A diretora da Escola Estela Nunes, professora Ivaneide de Moura Sousa, professores e funcionários da escola, motivaram seus 106 alunos a participarem ativamente das discussões que foram de grande importância.

O Museu Neno, agradece a receptividade e atenção de todos.

Veja as fotos:

A UNIDADE ESCOLAR JOMÁSIO DOS  SANTOS BARROS RECEBE O MUSEU NENO:

A diretora da U. E. Jomásio dos Santos Barros,  professora Valquecia Maria dos Santos Moura, preparou-se cuidadosamente para receber a visita do Museu Neno. Jutamente com todos os funcionários e o corpo discente da escola, que atua do 1º ao 3º ano do ensino médio, propiciando assim um momento raro de discussão sobre a nossa cultura e o futuro das tradições, bem como o papel ocupado pelos Museus. O Museu Neno está muito grato pela recepção e empenho dos que compõem o Jamásio, escola de grande conceito em Bocaina.

Veja as fotos:

SÃO LUIS DO PIAUÍ HONRA O MUSEU NENO COM O CONVITE DA VISITA ITINERANTE:

A diretora da Unidade Escolar Mestre Antônio Pereira, Eva de Sousa Leal, e a supervisora Izelandia  Leal de Matos, foram as responsáveis por organizar e mobilizar a unidade escolar para o evento de grande amplitude, que foi a visita do Museu Neno a aquela  instituição de ensino. Contamos com todo o corpo docente e discente, com a participação efetiva nos debates e intervenções, tornando a visita produtiva no que se refere a construção e aprofundamento do tema da 17ª Semana Nacional de Museu. O professor Antônio Valdemar, também aproveitou pra matar as saudades  da escola onde já ministrou aulas. O Museu Neno só tem a agradecer a todos que fizeram parte desse evento tão proveitoso para nossa cultura. Veja as fotos: