Em Lagoa Grande, Bocaina – Piauí, Brasil, aos 18 de maio de 2018, às 18 horas e 30 minutos, foi dado início a Solenidade de encerramento da Semana de Museus realizada no Museu Neno – Do Homem Rural Nordestino.

Presenteados por um anoitecer no sertão que é sempre emocionante e cheio de nostalgia. Foi com esta e outras motivações que em nome da diretoria do Museu foi acolhido todos os convidados (as) presentes para prestigiar a noite cultural: Crianças da era digital revivendo o passado, momento este que culmina com o fechamento da Semana Nacional de Museus que acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus que é o dia 18 de maio. Vale ressaltar que este é o segundo ano que o Museu Neno do Homem Rural Nordestino participa deste acontecimento nacional.

A 16ª SEMANA DE MUSEUS, que em 2018 teve como tema: Museus hiperconectados: novas abordagens novos públicos, sendo que essa temática, discutida durante esses dias, foi sugerida pelo Conselho Internacional de Museus- ICOM.

Dando início a solenidade de abertura, foi de forma simbólica, composta a mesa de honra com a presença de representantes de todas as pessoas que estão ligadas à divulgação de conhecimentos e à produção de cultura.

Composta a mesa de honra, foi feita por a professora Joaquina Maria (Kindou) uma explanação do que significa para o Museu esta semana comemorativa e reiterado a importância do trabalho da equipe voluntária do Museu Neno para a continuidade do projeto. Como também renovado o convites à comunidade a participar deste trabalho educativo.

A palavra foi facultada a mesa e feito uso por alguns dos membros os quais enalteceram a iniciativa do Museu.

Após esta breve contextualização que se segue, foi dado início as apresentações, coordenadas pela professora Erinalda Dantas, que contou com João Valdemar, Nelita e Deolinda, como coreógrafos e figurinistas.

Contextualização das cantigas de roda:

As cantigas de roda são canções utilizadas em brincadeiras de roda cantadas, realizadas como forma de recreação por adultos ou crianças. Sua formação clássica consiste em formar uma roda de mãos dadas, com o rosto voltado para o centro, movimentando-se para a direita ou para a esquerda. A roda figura entre os brinquedos cantados mais difundidos entre as crianças do passado.

Muitas cantigas conservam resquícios de origem portuguesa, francesa ou espanhola. Fragmentos de romances, histórias, poesias, quadrinhos e relatos do cotidiano foram incorporados ao repertório e ao contexto das cantigas de roda.

As cantigas de roda permitem o estado intermediário entre a ilusão e a realidade, e se constitui num exercício da continuidade e ruptura que necessita para investir na conquista de si e do mundo.

De mãos dadas com seus amigos, a criança sente que pode fazer e desfazer o jogo com segurança da amizade que sobrevive e fortalece sua identidade no grupo. Nas cantigas de roda ela é ora o centro, ora o coro, apresentando o estado onde se fundem a independência e a necessidade do outro.

Muitos adultos, hoje, lamentam a pouca valorização das cantigas de roda no convívio familiar e na escola. Não só por saudosismo, mas porque acreditam que elas foram importantes durante um bom período de suas vidas.

Gostaríamos de agradecer a presença e a atenção de todos que se disponibilizaram a estar aqui prestigiando a cultura e a história local.

A equipe do Museu Neno agrade a todos que participaram deste evento em especial aos que trabalharam de forma incansável para que tudo transcorresse de forma harmoniza.