Lagoa Grande, 21 de junho de 2020.

Saudades sem fim!

Estimados irmãos em Cristo, o fim especial dessas mal traçadas linhas é somente para exteriorizar nossos sentimentos de devotos de São Luís Gonzaga, padroeiro da comunidade de Lagoa Grande – Bocaina – PI. Saber que, naturalmente, nesta data, nossa igreja estaria lotada de fiéis, filhos desta terra amada, que há 23 anos aprenderam amar e festejar São Luís Gonzaga. Lembrar que, desde 1998, nos motivamos e participamos, fervorosamente, do festejo de nossa comunidade. Como era bom acordar ao romper da aurora, sentindo o frio da madrugada, no décimo segundo dia do mês de junho, para a alvorada festiva abrindo, oficialmente, o novenário. Gratificante era celebrar as novenas, esperar e acolher as comunidades animadoras de cada noite, preparar o cardápio da quermesse, receber e preparar as joias para realização do leilão, participar da missa solene e da procissão… Tudo isso faz parte do nosso itinerário, de nossa vida; realmente é nossa vida. E esse ano não aconteceu. Cada pessoa que um dia já participou de qualquer um desses momentos hoje tem um sentimento de tristeza, dor e, especialmente, de saudades.

De fato, foi saudade que sentimos todos esses dias. Na madrugada do último dia 12, ao acordar com som dos fogos, as lágrimas desceram em fio dos olhos dos lagoagrandenses. Este sentimento de nostalgia habitou nossos corações; sentimos falta de tudo. Todas as noites, no horário da novena, nossos corações e pensamentos estavam unidos em oração e dividindo espaço com este sentimento saudosista. Como desejamos viver a correria desses dias: trabalho x casa x igreja. Há anos foi sempre assim; 2020 não foi… Como dói!

Entristecidos estamos pela festa que não foi possível acontecer, por tudo que planejamos e não realizamos, por ver e saber que nossa igreja ficou de portas fechadas quando deveria para estar aberta, recebendo e acolhendo os devotos.

Diante disso, agradecemos a Deus, pois agimos corretamente e cumprimos as recomendações da Organização Mundial de Saúde (o isolamento social) para proteger nosso povo nesta situação de pandemia pela qual passa a humanidade. Sabemos que não foi fácil ficar em casa, quando desejávamos estar neste pequeno templo de oração dedicado ao Patrono da Juventude. Mas tudo isso foi necessário.

Finalizo, agradecendo a Deus pelo dom da vida e por estarmos bem; isso é motivo de muita gratidão, pois temos certeza que Jesus é o nosso escudo protetor. Termino fazendo uma prece ao Pai para que, no próximo ano, a festa do nosso padroeiro se realize com muita fé e devoção, que estejamos todos saudáveis para participar, fervorosamente. Que todo esse medo atual seja substituído, transformado em coragem e força para servirmos ao nosso Deus, que é cheio de amor e vida em plenitude.

Por fim, recebam o nosso abraço, mesmo de longe, já que de perto não está sendo possível. Nossas estimas e considerações aos devotos de São Luís Gonzaga e a todo povo de Deus. Fiquem em casa e sob a proteção de Jesus Cristo. Amém!

Autoria do professor Antônio Valdemar de Carvalho

 

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

Comente

Please enter your comment!
Please enter your name here